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Entrevista com especialista sobre o crescimento do EaD, um fenômeno global

Entrevista com especialista sobre o crescimento do EaD, um fenômeno global
22/08/2017

O ensino a distância (EaD) veio para ficar. Visto como um fenômeno global, o EAD é uma modalidade de ensino cujo objetivo é o de oferecer um processo de aprendizagem completo e eficiente por meio de recursos tecnológicos.

Caracterizado pelo horário de estudo flexível, mensalidades mais acessíveis que o de cursos privados presenciais, e pela intermediação de ensino feito por um tutor à distância, no Brasil, o EAD vem se consolidando como uma alternativa para as pessoas conquistarem seu diploma de nível superior, e consequentemente alcançarem o crescimento pessoal e profissional. Em algumas instituições que oferecem graduação e pós-graduação a distância como a Aupex, um polo da Uniasselvi, há a realização de encontros presenciais semanais durante todo o curso com um professor formado na área para explicar e tirar dúvidas dos alunos. 

Para a pedagoga Mestre em Educação e especialista em Interdisciplinaridade, Lidiane Soares, responsável pela formação de centenas de pedagogos pela Aupex/Uniasselvi,o EAD tem uma trajetória de sucesso e está consolidada no Brasil. Lidiane tem 19 anos de profissão e atua como professora de graduação e de pós-graduação há nove anos, tanto em faculdade presencial como a distância. Ela reforça que a Lei 9.394/96 oficializou o EAD no Brasil como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior e pós-graduação). Portanto, são mais de 20 anos de atividade regulamentada no País.

1) - Lidiane, você afirma que o EAD continua crescendo pelo mundo. Como você percebe a evolução do ensino a distância no Brasil?
Foram criados programas muito bons, inclusive o da Uniasselvi, com fortes contribuições para uma educação de qualidade. O mercado é extremamente amplo e promissor para os profissionais que atuarem com qualidade e competência. Um importante momento para o EAD no país foi a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distância (SEED). Entre as responsabilidades dessa secretaria, está a de atuar como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem, sendo que as bases legais para a modalidade EAD foram consolidadas pela última reforma educacional brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases. A partir daí as experiências brasileiras nessa modalidade já somam um grande número.    

    
2 - Por que ainda muitas pessoas apresentam resistência a esse método de ensino?

Penso que por alguns motivos:Preconceito, por não conhecerem a metodologia, achando que é um processo simples e fácil, portanto que o aluno não aprende. Ledo engano! Há pessoas que têm dificuldades com os meios tecnológicos, sendo que a educação a distância depende de uma integração virtual entre aluno e professor à distância. Outro fator é a falta de Disciplina. O aluno precisa apreender o material e realmente se apropriar do conhecimento.


3 - Você acredita que os profissionais de educação estão preparados para o EAD? Qual é o perfil docente que essa modalidade de ensino precisa?

Acredito queos profissionaisestão preparados, sim. Mas deve ser intrínseco no professor a vontade de fazer o melhor, de usar de toda a competência para essa modalidade acontecer. Acreditar nesse modelo, a vontade de construir algo é de fundamental importância para que se obtenha sucesso. O Professor ou Tutor no EAD é gestor do processo didático e o aluno é o responsável pela busca da sua aprendizagem. O grande desafio do aluno é a vontade de aprender a aprender e do professor de ser um orientador, motivador na ação pela descoberta.
É tarefa primordial do educador buscar a unidade entre o saber e o saber fazer. Essa unidade tão necessária ao novo “fazer pedagógico” contextualizado. Neste sentido o tutor contribuirá para que o ensino seja um processo construtivo, agradável, desafiador, estimulante e que se tenha sempre uma atitude de aprendizado e investigativa.


4 - Muitos profissionais tecem críticas ao EAD argumentando que a formação desses alunos pode ficar comprometida por não passarem pelo aprendizado presencial que só uma sala pode oferecer,nem por permitir a troca de experiência professor-aluno in loco. Você acredita que um profissional formado por curso a distância está em desvantagem?

No EaD, eu enquanto tutora, busco a formação de um cidadão que não pense de forma fragmentada, mas de forma global e sistematizada. O mercado de trabalho passa a reconhecer o valor e a importância que o EAD proporciona aos novos profissionais formados por um sistema que iniba a atitude passiva e capacite trabalhadores com perfis de autonomia e independência. 
Em 2007, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão de avaliação e pesquisa do MEC, comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Em sete das 13 áreas onde essa comparação foi possível, alunos da modalidade a distância se saíram melhores do que os demais. Esses dados foram veiculados no jornal Folha de São Paulo.

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