Hoje, 25/4, é o dia da Contabilidade, área que possui 73 anos de reconhecimento de profissão no Brasil. O Decreto-lei de 1946 (nº 9.295/46) regulamentou a atuação dos profissionais da área contábil, definindo as atribuições do contador e do técnico de contabilidade e as funções do Conselho Federal de Contabilidade. Enquanto temos como “contador” o profissional diplomado em bacharel em Ciências Contábeis, os técnicos contábeis são os profissionais formados em curso técnico. Ambos são chamados de contabilistas.
O curso superior em Ciências Contábeis habilita o profissional a trabalhar em diversos âmbitos: gestão de empresas, indústria, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria. Conforme o contador Ronaldo da Silva, esta faculdade oferece uma visão geral sobre negócios e gestão. “ A formação em Contabilidade não restringe o profissional a ter uma visão só econômica ou pericial de seu local de trabalho. Ele terá a compreensão sobre gestão, auditoria, tributos e várias áreas. Os contadores sempre tem chance de se tornar CEOs de empresas pela visão macro e avançada sobre os negócios que eles desenvolvem.”, argumenta. Conheça o curso em https://aupexitajai.com.br/graduacao-ciencias-contabeis-423
Com mais de 15 anos de atuação na área contábil, Ronaldo afirma que o campo é muito requisitado para quem quer se estabelecer na área desde que procure ser um bom profissional. “Não há bons profissionais da área desempregados. Tudo praticamente envolve a contabilidade”, ressalva. O professor da Aupex explica que a profissão exige esforço pois se trata de um curso completo que demanda conhecimento em muitas áreas . “O mercado hoje está cada vez mais afunilado e hoje vemos que os profissionais precisam ter um envolvimento amplo em cada área. Para se tornar um perito ou auditor contábil, por exemplo, o contador terá de mostrar muito conhecimento na área", exemplifica.
O curso de Ciências Contábeis da Aupex/ Unigran tem duração de quatro anos, mensalidade acessível e diploma igual ao presencial. Veja aqui https://aupexitajai.com.br/graduacao-ciencias-contabeis-423
O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números. É uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade.
Curiosidades da profissão!
Senor Abravanel mais conhecido como Sílvio Santos, apresentador e dono do SBT, é formado em técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti.
Quando a profissão foi reconhecida em 31 de janeiro de 1946, o presidente era Eurico Gaspar Dutra, que sucedeu Getúlio Vargas.
Dois outros nomes são importantes nesse reconhecimento: o dos professores Francisco D’Áurea e Hilário Franco.
O FBI (Federal Bureau of Investigation), a unidade do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, é uma das entidades que mais empregam contadores no mundo. Para dar conta de todos os trâmites burocráticos da entidade, estima-se hoje que existam mais de 2 mil profissionais empregados no órgão. Estudar bastante e tentar uma vaga para trabalhar lá não parece ser uma má ideia, não é mesmo?
O filme O Contador (2016) estrelado por Ben Affleck conta a história de um contador extremamente dedicado, graças à genialidade com números. O personagem protagonista Christian Wolff é autista, com dificuldades de relacionamentos, e foi treinado desde criança junto com seu irmão pelo pai com treinamento militar. Ele é um contador autônomo para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo.