Cerca de 400 pessoas entre professores e alunos da Aupex/Uniasselvi lotaram a Câmara de Vereadores de Joinville na noite da última quarta-feira (24/7) para participarem da audiência pública que discutiu a concessão de bolsas de estudo do Artigo 170. A bolsa do Artigo 170 é um recurso financeiro oferecido pelo governo do Estado de Santa Catarina que fixa as regras para a obtenção das bolsas por alunos de baixa renda, mas que não prevê expressamente concessão da vantagem para estudantes dos cursos a distância.
Um Projeto de Lei Complementar (PLC) do deputado Carlos Chiodini (PMDB) está em tramitação no Parlamento catarinense (PLC nº 12/2012) e prevê a alteração na Lei Estadual 281/2005 para incluir os acadêmicos no Ensino a Distância (EaD) no sistema de bolsas de estudo do governo estadual. Carlos Chiodini é membro da Comissão de Educação.
Além do deputado, outras autoridades compuseram a mesa de debate. O suplente a deputado estadual Sandro Silva (PPS), o vereador Levi Rioschi (PPS), o diretor do Polo de Pós-graduação da Aupex, Carlos Calão Hoegen, que representou a diretora da Aupex, dra. Carin Hoegen, a coordenadora do Polo de Graduação da Aupex/Uniasselvi, Raquel Elisa da Silva, e o presidente da Associação Catarinense de Estudantes de Educação a Distância, Luciano Formighieri.
Para Raquel, coordenadora do Polo de Graduação da Aupex/Uniasselvi, a oferta de bolsas para o segmento deve ter um efeito positivo no país. “A partir do momento em que houver mais vagas e apoio do governo ao ensino a distância, a gente vai ter o crescimento do país. Para se construir um país com qualidade, justo e democrático, que todos almejam, tudo isso passa pela educação”, defendeu.
Por ainda não incluir bolsas de estudos para alunos da modalidade (EaD), que já somam 55 mil estudantes por todo o Estado, várias cidades catarinenses também passarão a receber audiências públicas promovidas pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Cerca de 151 mil alunos se formam todos os anos em cursos de ensino à distância no Brasil. O país soma 1.044 cursos de 140 instituições de ensino diferentes, o que indica o crescimento acentuado e cada vez mais presente dessa modalidade de ensino em todo o país.
Foto: Divulgação/ Alesc e CVJ