Acesso do Aluno Início

Notícias

Aupex participa de audiência para discutir projeto de Bolsa do Artigo 170 para EaD

Aupex participa de audiência para discutir projeto de Bolsa do Artigo 170 para EaD
25/07/2013

Cerca de 400 pessoas entre professores e alunos da Aupex/Uniasselvi lotaram a Câmara de Vereadores de Joinville na noite da última quarta-feira (24/7) para participarem da audiência pública que discutiu a concessão de bolsas de estudo do Artigo 170. A bolsa do Artigo 170 é um recurso financeiro oferecido pelo governo do Estado de Santa Catarina que fixa as regras para a obtenção das bolsas por alunos de baixa renda, mas que não prevê expressamente concessão da vantagem para estudantes dos cursos a distância.

Um Projeto de Lei Complementar (PLC) do deputado Carlos Chiodini (PMDB) está em tramitação no Parlamento catarinense (PLC nº 12/2012) e prevê a alteração na Lei Estadual 281/2005 para incluir os acadêmicos no Ensino a Distância (EaD) no sistema de bolsas de estudo do governo estadual.  Carlos Chiodini é membro da Comissão de Educação.

Além do deputado, outras autoridades compuseram a mesa de debate. O suplente a deputado estadual Sandro Silva (PPS), o vereador Levi Rioschi (PPS), o diretor do Polo de Pós-graduação da Aupex, Carlos Calão Hoegen, que representou a diretora da Aupex, dra. Carin Hoegen, a coordenadora do Polo de Graduação da Aupex/Uniasselvi, Raquel Elisa da Silva, e o presidente da Associação Catarinense de Estudantes de Educação a Distância, Luciano Formighieri.

Para Raquel, coordenadora do Polo de Graduação da Aupex/Uniasselvi, a oferta de bolsas para o segmento deve ter um efeito positivo no país. “A partir do momento em que houver mais vagas e apoio do governo ao ensino a distância, a gente vai ter o crescimento do país. Para se construir um país com qualidade, justo e democrático, que todos almejam, tudo isso passa pela educação”, defendeu. 

Por ainda não incluir bolsas de estudos para alunos da modalidade (EaD), que já somam 55 mil estudantes por todo o Estado, várias cidades catarinenses também passarão a receber audiências públicas promovidas pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 

Cerca de 151 mil alunos se formam todos os anos em cursos de ensino à distância no Brasil. O país soma 1.044 cursos de 140 instituições de ensino diferentes, o que indica o crescimento acentuado e cada vez mais presente dessa modalidade de ensino em todo o país. 

Foto: Divulgação/ Alesc e CVJ

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar